quinta-feira, 28 de abril de 2011

Proposta de Projeto

COLÉGIO ESTADUAL DOM ALANO MARIE DU NODAY

















PROJETO GIBI DO ATLETISMO




PROFª. LEILA CRISTINA GOMES DE OLIVEIRA























Palmas- TO
2009
APRESENTAÇÃO



A disciplina de Educação Física no ensino fundamental é normalmente ministrada em quadras poli esportivas, oportunizando aos discentes exercitar o corpo através das mais diferentes modalidades de esportes, desenvolvendo consequentemente o sistema motor, contribuindo para a melhoria das qualidades e capacidades físicas, além de trabalhar importantes aspectos cognitivos, como a socialização e a psicomotricidade.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais está previsto o ensino do conteúdo atletismo nas aulas de educação física no ensino fundamental. Na Escola Estadual Dom Alano este conteúdo é trabalhado das 6ªs às 9ªs séries.

Ao finalizar um bimestre, na referida escola, em que a educação física trabalhou o atletismo ora em sala de aula com a história, origens e teoria dessa modalidade, ora em quadra exercitando os movimentos corretos e praticando as regras básicas do esporte, foi identificado um percentual de aproximadamente 80% de alunos em recuperação na disciplina. Na grande maioria dos casos esse percentual se deve ao desinteresse dos alunos por um esporte que culturalmente não é tão praticado no estado e pela falta de estrutura-física para a prática da modalidade na escola.

A atividade proposta para a recuperação desses alunos consistiu na elaboração de uma história em quadrinhos sob o tema “Regras Básicas do Atletismo” incluindo corridas, saltos e arremesso, conteúdos estes, trabalhados no decorrer do 1º bimestre. Na atividade, o aluno deveria criar um enredo coerente com o conteúdo, além de desenhar personagens e cenários, tendo liberdade total para criação no Classmat  Pc.  Os critérios básicos para a avaliação foram: a co-relação entre as histórias e as regras básicas do Atletismo além da criatividade das histórias.

Concluída a atividade, pôde-se constatar que a mesma, contribuiu significativamente para despertar o interesse do aluno pelo conteúdo, pois a maioria dos enredos foi pertinente ao tema, o que exigiu pesquisa e conhecimento por parte dos autores. Outro aspecto observado foi a habilidade criativa dos desenhos e histórias extremamente bem humoradas que não descaracterizaram o objetivo didático-pedagógico da atividade. Também se acrescenta como aspecto positivo o fato dos alunos trabalharem produção de texto, ortografia, gramática, além de habilidades artísticas, conteúdos estes inerentes às disciplinas Português e Artes.

Tendo este resultado extremamente satisfatório, faz-se necessário a publicação de um GIBI DO ATLETISMO  reunindo as melhores histórias de cada fundamento. O gibi além de ser um importante registro pedagógico, proporcionará a socialização do conhecimento a outros alunos leitores, como também e principalmente será usado como ferramenta de aprendizado nas aulas de Educação Física.






I. OBJETIVOS



1.1.  OBJETIVO GERAL

“Despertar o interesse pelo estudo e pela pesquisa do conteúdo atletismo, através da leitura e da criatividade com a elaboração de histórias em quadrinhos”.


1.2.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Aumentar a estima dos alunos;
ü  Desenvolver as habilidades de expressão oral e escrita dos alunos;
ü  Motivar os alunos ao aprendizado de conteúdos considerados desinteressantes pelos mesmos;
ü  Criar uma importante ferramenta de trabalho para o ensino do Atletismo;
ü  Proporcionar acesso ao texto em quadrinhos como mais um meio de aprendizagem;
ü  Reconhecer conteúdos didáticos no GIBI;






























II. METODOLOGIA



A atividade de recuperação dos alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Dom Alano foi a elaboração de uma história em quadrinhos baseada no conteúdo de atletismo trabalhado nas aulas de Educação Física durante o 1º bimestre.

Após a entrega e avaliação dos trabalhos, uma equipe didático-pedagógica, formada pelos professores das disciplinas Educação Física e Português além da coordenadora pedagógica selecionarão as melhores histórias. Nessa fase os professores corrigirão possíveis erros gramaticais ou equívocos técnicos relacionados ao conteúdo.

Os alunos-autores receberão as histórias com as correções  e terão dez dias para corrigir os erros, produzir novos desenhos, além de colori-los, sob a supervisão da professora de Educação Física.

Após o retorno das histórias, as mesmas serão diagramadas para a confecção do GIBI DO ATLETISMO .

Com a entrega dos exemplares, será realizado na Escola Dom Alano o “Lançamento GIBI DO ATLETISMO”, que contará com os pais dos alunos e a comunidade. Neste evento organizado pela instituição de ensino serão premiados os autores em uma grande confraternização escolar.